Conversas Íntimas
Lactacyd

Três apps que lhe vão facilitar a vida

A tentar engravidar ou a evitar? Quer controlar de uma vez por todas o ciclo menstrual? Quaisquer que sejam os planos, estas aplicações para smartphones têm as respostas de que precisa.

Todos os meses, o corpo feminino atravessa um momento que pode ser complicado para muitas mulheres. Durante o período de menstruação, as alterações hormonais trazem consequências imprevisíveis a todos os níveis, tanto físicas como mentais, sobre as quais não temos palavra de ordem.

Quando aparece? Qual a intensidade do fluxo? Mudanças no humor? Dores? Temperatura corporal… Todas as questões encontram resposta nestas três apps de acompanhamento do ciclo menstrual, destinadas a quem procura regular a menstruação ou monitorizar a fertilidade. Seja para engravidar. Ou não.

Atenção: se o objetivo é evitar uma gravidez, não use este tipo de aplicações como forma única de contraceção. Nenhum período do mês é totalmente seguro. A ovulação pode sempre ocorrer antes ou depois do previsto

Clue

Foi considerada a melhor app gratuita de acompanhamento menstrual por obstetras e ginecologistas, tendo em conta a precisão, as características e as funcionalidades. A Clue avisa quando a menstruação começa, o tempo de Tensão Pré-Menstrual (TPM) e a janela de fertilidade.

Quanto mais usar, melhor. Vai ficar a conhecer certas características próprias do seu ciclo, relacionadas com a dor, o humor, o sexo, o fluido cervical e as pílulas contracetivas.

Google Play iTunes App Store

Glow

Engravidar nem sempre é fácil. Tudo se resume ao momento certo. Mas como é que sabe quando é, de facto, o melhor momento do seu ciclo menstrual para engravidar? Não se preocupe. A Glow sabe por si.

Do you get your days mixed up like we do?? Lol

A post shared by Glow (@glowhq) on

Através da monotorização da ovulação, a app gratuita identifica o período fértil, enquanto recolhe informações sobre a menstruação, o humor, a temperatura do corpo basal. E ainda lhe diz os sintomas que pode ter e relembra o uso de contracetivos.

Google Play iTunes App Store

Natural Cycles

Foi registada no Verão pelo Infarmed e é usada por cerca de mil portugueses. A Natural Cycles é a única app certificada na Europa como dispositivo médico para ser usado como método contracetivo. Segundo um porta-voz da marca, é comparável a todos os outros, não sendo portanto 100% seguro. Promete antes uma eficácia de 93%. É natural – não hormonal e não intrusivo – e não tem efeitos secundários. E o que faz esta aplicação? Através do controlo da temperatura – que para ser correta deve ser medida através de um termómetro basal de duas casas decimais –, avalia o ciclo hormonal e assinala os dias em que as mulheres estão férteis e nos quais devem usar preservativo ou praticar abstinência.

A subscrição da aplicação tem um custo mensal de 8,99€ ou uma anuidade de 64,99€. O termómetro da Natural Cycles só está incluído na segunda modalidade de pagamento. Pode utilizar outro termómetro para o efeito, desde que este mostre resultados com duas casas decimais.

O controlo do ciclo menstrual através da medição e registo de temperatura é um dos métodos contracetivos mais antigos. Com esta app os cálculos passam de ser feitos à mão para serem calculados de forma automática.

Google Play iTunes App Store