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Operação Biquíni. Começamos já?

Quanto mais cedo começar, mais cedo vai ver resultados.

Há duas alturas em que as mulheres fazem grandes promessas de regimes alimentares saudáveis e exercício físico regular: na passagem de ano, quando acrescentam estes desejos à lista de resoluções; e, aproximadamente um mês antes das férias de verão, quando se arrependem de não ter cumprido as tais resoluções.

2018 pode ser um ano diferente

Se começar agora um novo estilo de vida, não só vai potenciar resultados como vai ter de fazer menos esforço, uma vez que a mudança é gradual e a longo prazo. Começar já resulta num corpo elegante e tonificado, com menos flacidez e menos celulite. Os conselhos a dar não são inovadores, mas são garantidamente mais eficazes do que as mil e uma dietas bruscas e o set de 15 abdominais feitos no dia anterior a vestir o biquíni.

1. Mude os hábitos alimentares de uma vez por todas

O pequeno-almoço é a refeição mais importante do dia. Deve consumir logo pela manhã a maior quantidade de hidratos de carbono, para recolher energia durante o dia e para o corpo ter hidratos para queimar. A última refeição deve ser mais rica em proteína e menos em hidratos, já que o corpo entra depois em fase de repouso.

Opte por produtos não processados: quinoa, arroz integral, pão integral.  Na proteína, prefira as carnes brancas (frango e peru), mais saudáveis, e evite as vermelhas (porco e vaca). Elimine da dieta alimentar todas as carnes processadas (salsicha e chouriço), as mais prejudiciais para a saúde.

Beba dois litros de água por dia e substitua os refrigerantes por sumos naturais ou infusões. Evite fritos, doces e snacks. Quando apetecer algo mais doce, opte por uma peça de fruta. Posto isto, não se prive de um capricho de vez em quando.

2. Pratique exercício físico três vezes por semana

A combinação da alimentação com exercício potencia uma mudança física mais rapidamente visível. Se não praticar exercício, mas reduzir a alimentação, o corpo acaba por se habituar e armazenar o pouco que comer. Por outro lado, se exercitar, mas compensar com refeições calóricas ou pouco saudáveis, o corpo não conseguirá reagir tão bem ao estímulo do exercício.

Intercale treinos de cardio com treinos de tonificação muscular, essenciais para aperfeiçoar o corpo. Escolha, além de exercícios localizados, um desporto em que exercite toda a musculatura, como o voleibol ou a natação. De vez em quando, e porque este é um plano de longa duração, altere os exercícios, para não criar habituação e estagnação no corpo.

3. Nunca desista

Por último: quanto mais vezes desistir de um novo estilo de vida, quer a nível alimentar quer de exercício, mais penoso será quando o quiser recomeçar. Por isso, não pare quando atingir os objetivos ou quando o verão passar. Assim, nunca vai ter de fazer uma Operação Biquíni 2019, 2020 e por aí fora. Vai estar sempre no topo da forma.