Conversas Íntimas
Lactacyd

Maquilhagem clean: o passo a passo para um aspeto natural

 Deixar a pele respirar e adotar a aparência natural, corrigindo apenas as imperfeições, é tendência na beleza.

Não precisa de esperar pelo verão para se conseguir olhar ao espelho sem a sensação de reflexo pálido, cansado e a precisar de 24 horas de sono. Também não precisa de usar dezenas de produtos no rosto para refletir a imagem de quem vai a uma cerimónia de entrega de prémios entre as celebridades.

Já abordamos o healthy glow, que transforma a pele com cuidados diários metódicos. Agora damos o passo a passo para a maquilhagem que tenta transparecer o mesmo aspeto, mesmo quando a pele não está no melhor estado. Atenção: uma rotina não anula a outra, e mesmo que se maquilhe, deve continuar com hábitos de limpeza e hidratação profunda para manter a pele saudável.

O truque desta maquilhagem é manter a rotina simples, mas eficaz. Aprenda os truques e nunca mais vai ouvir a fatídica frase “pareces cansada” ou, pior, “estás doente?”.

    1. Limpeza, hidratação e primer para preparar a pele

Antes de aplicar qualquer produto de maquilhagem na cara, importa a base. Limpar a pele para retirar as impurezas acumuladas durante a noite e hidratar é fundamental para preparar o rosto. Depois, use um primer para corrigir alguns problemas como poros, rugas de expressão, vermelhidão. Um primer de olhos não serve apenas para aqueles que usam sombra. Serve também para minimizar a aparência de rugas e olheiras. Criam também uma camada da proteção e ajudam a que a maquilhagem aguente mais tempo.

    1. Primeiras pinceladas: corretor

Comece por aplicar um corretor de olheiras, se achar necessário. Tenha cuidado: não exagere na quantidade para não perder a naturalidade. Use outro corretor, com características diferentes, para “apagar” pequenas imperfeições. Marcas de acne mais profundas, zonas com poros mais visíveis, vermelhidão na zona do nariz ou bochechas que tenha passado ao primer. A quantidade a usar volta a ser determinante. Se abusar no corretor, acaba por não só esconder as imperfeições como a textura natural da pele. O que torna o ar mais pesado. Há imperfeições que chamam a atenção em frente a um espelho, mas que não são tão visíveis sob outro tipo de luz. Opte por usar um pincel de precisão para concentrar o produto apenas sobre aquela zona.

    1. Quebra-cabeças, a base de maquilhagem

É uma das tarefas mais difíceis. Encontrar uma base que se adapte exatamente ao tipo de pele, à cor e à cobertura que se pretende. Já para não falar nos diferentes tipos de base de maquilhagem: líquida, em pó, spray, mousse, cushion… Para uma maquilhagem natural, ideal para o dia a dia, opte por uma base líquida ou em cushion, de baixa ou média cobertura. Não se esqueça de que já usou primer para corrigir problemáticas e corretor para disfarçar imperfeições.

    1. Ponto-chave: iluminar

Uma pele radiante e luminosa apenas com cuidados de rosto leva algum tempo a conseguir. E mesmo quando já se atingiu esse ponto, agradecem-se sempre uns toques extras para realçar o aspeto saudável da pele. Um bom blush é um dos pontos fulcrais. Use-o em tons rosados ou pêssego para recriar um corar natural. Depois, chegou a vez do iluminador. Em pó, para pequenos toques de luminosidade, ou em versão líquida, que pode ser misturada com a base, para um efeito iluminador por todo o rosto. Alguns destes produtos têm dupla função e ajudam a fixar a maquilhagem, ao mesmo tempo que a iluminam.

    1. O toque final

Demasiado rápido para ser verdade? Já está a chegar ao fim.  Agora só precisa de aplicar um bom hidratante e protetor labial, terminar com um gloss ou batom com efeito satin colocado com ligeiros toques com os dedos e voilá! Prontos para sair de casa.