Conversas Íntimas
Lactacyd

Estrelas do prato

Quer procure o melhor da gastronomia internacional ou a reinvenção da cozinha nacional, estes são os novos restaurantes, a abrir este ano em Portugal, que não vai querer perder.

Sair para jantar fora pode ser o plano perfeito para descomprimir, para passar tempo de qualidade em família ou para reencontrar aqueles amigos que não via há uma eternidade. O crescimento do turismo em Portugal, bem como a procura por diferentes palatos e experiências degustativas, tem tido resultados muito positivos ao nível da restauração. Que prometem continuar. Aqui ficam as novas apostas dos chefs para 2018.

Mini Bar, José Avillez (Porto)

O sucesso do chef é inequívoco, com vários restaurantes relevantes na capital. Em 2014, José Avillez arriscou e abriu o primeiro Cantinho no Porto. Quatro anos depois, volta a marcar presença na Invicta, com o Mini Bar. Um espaço gastronómico com características semelhantes ao bar que tem no Chiado. Aqui poderá tomar um cocktail, comer uns petiscos, ou ficar para jantar. Um sítio informal e divertido, onde a música terá um papel de destaque. A data de abertura ainda não é conhecida. Está prevista também outra novidade do superchef português na zona do Campo das Cebolas, em Lisboa. Resta esperar para ver.

Quorum, Rui Silvestre (Lisboa)

Começou por dar cartas em terras algarvias com o Bon Bonpara o qual conquistou uma estrela Michelin em 2015 –, e migra agora para Lisboa como consultor do novo restaurante Quorum. O espaço, no coração do Chiado, terá um conceito inovador e servirá para Rui Silvestre testar novas criações. Na agenda do chef português está também um restaurante próprio no Algarve, onde desenvolverá a cozinha que o tornou conhecido.

Soão, Grupo Sea Me (Lisboa)

Em Alvalade surge uma opção gastronómica de requinte, diferente do habitual. O grupo Sea Me abrirá ali o Soão, um projeto que engloba dois espaços: um restaurante e uma taberna, mais descontraída. Dizem que esta será “uma taberna asiática à antiga”, com a oferta gastronómica a trazer à capital a autenticidade dos melhores sabores vindos diretamente do Oriente.

Jamie’s Italian, Jamie Oliver (Lisboa)

Sim, leu bem. O famosíssimo chef britânico abriu, finalmente, o primeiro espaço num dos bairros mais in da cena lisboeta. No número 28 da Praça do Príncipe Real, já pode provar os pratos italianos de que tanto ouviu falar, obviamente adaptados à gastronomia portuguesa, com produtos nacionais e tradicionais. Pizzas artesanais, massas caseiras ou pratos sazonais de inspiração italiana… a escolha é sua.

(Provavelmente) 50 Segundos, Martín Berasategui (Lisboa)

Se gosta de conhecer conceitos e sabores de chefs de renome, não pode deixar de experimentar o próximo restaurante do basco Martín Berasategui. As informações ainda são poucas, mas já se sabe que o chef espanhol com mais estrelas Michelin (oito no total, incluindo dois restaurantes “três estrelas”) vai assentar no topo da Torre Vasco da Gama, no hotel Myriad. Acreditamos que aqui poderá encontrar uma oferta degustativa de ir aos céus.

(Ainda sem nome e sem local definido) André Lança Cordeiro

Pertence ao grupo de chefs portugueses emergentes e destacou-se recentemente pela abertura de um espaço diferente. O Local trouxe aos portugueses uma experiência intimista, com uma mesa comunal de 10 lugares em frente à cozinha. Sem menu fixo e de inspiração francesa, este restaurante funcionou em dois turnos apenas para jantares. Entretanto, fechou para que André Lança Cordeiro se dedique a um novo projeto. Em 2018, o chef promete a abertura de um segundo espaço. A diferença? Vai poder experimentá-lo também ao almoço. E terá mais de 10 lugares à mesa. O Local regressa também mais tarde, com uma nova equipa.

Tapisco, Henrique Sá Pessoa (Porto)

Um dos rostos mais conhecidos na gastronomia portuguesa decidiu aventurar-se e estrear-se pelo Norte. O novo restaurante do chef ainda não tem data certa para inauguração nem localização exata, mas deverá ficar a poucos metros do Cantinho do Avillez na Invicta. A carta mantém-se fiel à original, com o cruzamento de petiscos portugueses e tapas espanholas à mesa.

  • Restaurante Sea Me
    Restaurante Sea Me
  • Rui Silvestre
    Rui Silvestre
  • José Avillez
    José Avillez
  • Martin Berasategui
    Martin Berasategui
  • André Lança Cordeiro
    André Lança Cordeiro

Chefs portugueses e internacionais apostam nos polos metropolitanos para apresentar novas criações ou replicar fórmulas de sucesso