Conversas Íntimas
Lactacyd

Conta-me uma história

Escolher livros adequados para cada faixa etária é um passo muito importante para o desenvolvimento cognitivo das crianças.

Quer seja uma leitura feita entre lençóis e interrompida pelo sono ou um programa com várias crianças, em que se pode debater e até mesmo teatralizar, escolher a leitura como actividade para os mais novos ajuda a estimular o cérebro e beneficia a concentração, criatividade e o desenvolvimento da linguagem.

O importante é escolher narrativas adequadas a cada idade e permitir que se coloquem dúvidas, que se deixe interromper o momento. As palavras são o mote. Se as crianças preferirem ler sozinhas, estimule o debate posterior. Peça que sejam eles a contar a história que leram.

Dos 0 a 3 anos

Coleção Consegues imitar?

Numa idade em que as crianças não sabem ainda ler, mas absorvem tudo o que as rodeia, uma leitura em voz alta ajuda a estimular o desenvolvimento da linguagem e incentiva a que comecem a reproduzi-la. Esta coleção de Sebastien Braun foi especialmente desenvolvida para crianças que estão a aprender a falar. Através de um livro com abas que se podem levantar, as crianças são incitadas a imitar os sons dos diferentes animais.

Dos 4 a 6 anos

NÃO!

Todas ou quase todas as crianças passam por uma fase em que testam os limites dos pais, através de birras. Este comportamento é a forma de eles conseguirem perceber o que é ou não aceitável e quais são as barreiras que conseguem transpor. Para ajudar os pais a lidarem com esta fase menos positiva, este livro de Tracey Corderoy conta de uma forma divertida e cativante a história de Rodrigo, um menino que aprendeu a palavra Não.

Dos 7 a 9 anos

Coleção Uma aventura

Sim, já não é novidade para ninguém, mas continua a representar bem o seu papel. Com uma coleção que conta mais de 60 livros, Ana Maria Magalhães e Isabel Alçada conseguem manter a emoção bem presente em cada um deles. Estes são os livros que cativam os mais novos com as histórias de aventura de cinco personagens que desvendam mistérios um pouco por todo o lado.

Dos 10 a 11 anos

A viúva e o papagaio

Este livro, de Virginia Wolf, conta a história da senhora Sage – viúva que recebe uma herança inesperada –, e do seu papagaio. É cativante, tanto pelo mistério como pela narrativa engraçada. No final, há uma lição para quem a lê.

Mais de 12 anos

Monstros Fantásticos e onde encontrá-los

Várias gerações já se deixaram cativar por esta história. Os miúdos não são exceção. O livro sobre Newt Scamander promete grandes aventuras e mistérios. Nele surgem monstros pouco conhecidos na comunidade de feiticeiros americana e cujas características vão sendo descobertas pelos Muggles.