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Cinco truques de beleza pós-parto

Alterações hormonais, físicas e psicológicas, resultantes da gravidez e do pós-parto, deixam marcas no corpo. Saiba o que fazer para ajudar a restabelecer a forma.

A chegada de um filho é sempre um turbilhão de emoções. Novas tarefas, novas rotinas, novos horários. Nem sempre é fácil uma mãe arranjar tempo para si entre os cuidados do bebé. O mais natural é passar a estar alerta 24/7 para cada pequeno sinal e suspiro do recém-nascido, acabando por deixar para segundo plano o seu próprio bem-estar.

Aproveite cada pausa para cuidar de si. Podem parecer momentos dispensáveis na altura, mas o corpo vai agradecer.

1. Comece pelo cabelo

Depois do parto, com a diminuição drástica do estrogénio, o cabelo aparenta estar mais baço, em comparação com o brilho e o aspeto sedoso que se adquire normalmente durante a gestação. Pode também notar uma queda significativa do cabelo, apesar de esta não ser evidente nos primeiros momentos, fazendo com que o problema se vá agravando até dar conta.
Opte por suplementos vitamínicos, que tragam força e vitalidade. Utilize também ampolas antiqueda, para aplicação direta no couro cabeludo. Antes de qualquer compra, converse com o médico, para ter a certeza de que são os tratamentos preventivos mais indicados para si.

2. Beba bastante água

Ainda é preciso incluir este ponto? Todas as dietas alimentares saudáveis implicam este tópico. Mas muita gente continua a menosprezar a importância da água para o bom funcionamento do corpo humano. Hidrata, melhora o sistema circulatório, previne cãibras… Estes são apenas alguns dos motivos para toda a gente beber muita água – e quando dizemos muita, falamos sempre em beber mais de 1,5 litros por dia. As mães vão sentir, por um lado, maior conforto e notar melhorias na pele, mais suave e luminosa.

3. Creme nunca é demais

A pele, apesar de toda a elasticidade, acomodou durante nove meses o crescimento de outro ser humano em si. É normal, como em qualquer perda de peso abrupta, que se ressinta. A dica de ouro da gravidez prolonga-se até ao pós-parto: use e abuse de um bom creme gordo. A pele vai ficar mais suave e é, nesta altura, muito importante para prevenir estrias. Aplique quantidades generosas na barriga, seios e pernas, onde as mudanças são normalmente maiores. Se tiver dúvidas sobre qual o creme que deve utilizar, aconselhe-se com um médico.

4. Observe o corpo

Pode parecer demasiado vago, mas é muito importante que cada mulher preste atenção aos sinais que o corpo lhe manda. Esteja atenta às alterações no pós-parto e, caso ache que algo não está bem, ligue imediatamente para o seu médico.

Um exemplo: mães que amamentam assumem que pequenos caroços nos seios são bloqueios dos canais provocados pelo leite, quando, em alguns casos, poderá mesmo tratar-se de uma situação mais grave, como um tumor. Não dramatize cada sintoma, mas aprenda a conhecer os sinais de alarme e a reagir. Esteja atenta, também, a corrimentos anormais, más cicatrizações, alergias que desconheça e baixas recorrentes do sistema imunitário.

5. Uma fração de autoestima não faz mal a ninguém

Futilidades à parte, com a chegada de um bebé, pode não ter tempo para longos banhos de espuma ou para horas em frente ao espelho. Mas isso não significa que não pode dedicar 10 minutos a sentir-se mais bonita. Roube alguns minutos do dia – entre os cozinhados, a arrumação, e dedique um pouco de tempo a aprimorar-se. Seja este um momento para aplicar uma máscara facial, esticar o cabelo, colocar rímel, batom ou um pouco de blush. Sinta-se bem como antes e agora muito mais feliz com o bebé ao lado.