Conversas Íntimas
Lactacyd

Aproveite as pausas como ninguém

Tanto as tarefas pessoais como as familiares têm tendência para serem relegadas para o fim de semana, o que resulta em tudo menos num merecido período de descanso.

As tarefas do dia a dia são muitas. O tempo para as concretizar, por outro lado, tem tendência a ser bastante reduzido. Entre o trabalho, a família, a vida social e as tarefas quotidianas, como as compras ou a arrumação, a rotina acaba por se tornar caótica e as horas do dia nem sempre chegam para tudo.

Fazer render o tempo é uma tarefa cada vez mais desejada. O melhor truque é organizar a agenda e aproveitar as pausas para fazer planos. Estes são alguns conselhos para se tornar dono do tempo.

Pausa de almoço

Escolha atividades que limitam as possibilidades de chegar atrasado. Uma marcação que demora um pouco mais pode arruinar o dia e a produtividade. Atividades a solo ou sociais mais descontraídas são a melhor opção.

Pegue num livro que arrasta há meses e dedique-se à leitura. Procure um lugar sossegado para o fazer, como um jardim. Ler é uma das melhores formas para fomentar a criatividade e a concentração, pelo que pode ser benéfico para o restante horário de expediente. Pode também ouvir música, mais relaxante ou motivante, conforme o estado de espírito.

Se o trabalho implica longas horas sentada, aproveite para exercitar o corpo e fazer uma caminhada. Convide alguns colegas para o acompanhar. Entre horários desfasados e vidas familiares ocupadas, crie o hábito de se juntarem com os amigos, periodicamente durante o almoço, de forma a consolidar laços.

Final do dia

Enquanto espera pelos transportes públicos ou boleia, até mesmo no compasso de espera até o resto da família invadir a casa, aproveite os finais de dia para tratar de alguns assuntos pessoais. Depilação, cabeleireiro ou unhas são tarefas que consegue despachar em períodos relativamente curtos e que vão ajudar a proporcionar um momento para cuidar exclusivamente de si.

As compras de mercearia são outra tarefa que pode despachar no final do dia. Mantenha uma lista na porta do frigorífico, onde todos podem acrescentar o que acharem necessário. Desta forma, a tarefa resulta bastante simplificada. Dedique uma hora por semana a estas compras, de forma a deixar o fim de semana livre para outras atividades.

Faça planos com os amigos para desanuviar. Caso tenha filhos, estude a possibilidade de os deixar com familiares enquanto se ausenta ou procure uma babysitter de confiança para estes dias. Faça-o apenas se se sentir confortável para tal. O objetivo é melhorar o estado de espírito e não passar um par de horas preocupado.